A Pastoral da Comunicação (Pascom) surgiu em
resposta à urgente necessidade da Igreja em utilizar e evangelizar os meios de
comunicação social. Atualmente, em
nível de CNBB, a Pascom se situa na Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura,
Educação e Comunicação Social.
Os
bispos do Brasil definiram a Pascom como a pastoral do ser/estar em
comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das
inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático,
do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e
manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade.
A Pascom é chamada a ser ‘integradora’ das
pastorais. Neste sentido, ela tem características próprias como: a integração no interno da Igreja, entre as pessoas,
e no externo, entre as pastorais. Ela não se sobrepõe às demais pastorais, mas
trabalha a visibilidade interna, envolvendo todas e proporcionando-lhes o
conhecimento da realidade; externamente, divulga as ações da igreja para a
sociedade.
Atribuições
da Pastoral da Comunicação
* Comunicação Interna: promover a
pastoralidade orgânica, integrando as pastorais e movimentos em espírito de
comunhão e fraternidade, tanto a nível arquidiocesano quanto paroquial;
* Comunicação Externa: dar
visibilidade às ações da Igreja nos meios de comunicação social disponíveis,
produzindo cultura e promovendo os valores evangélicos;
* Oferecer formação para o
adequado uso e relacionamento com os meios de comunicação ao clero, religiosos
e agentes das diversas pastorais e movimentos;
* Acompanhar espiritualmente os
profissionais católicos inseridos nos meios de comunicação e promover o diálogo
e o respeito mútuo com aqueles que não compartilham nossa fé;
* Auxiliar as pastorais da
catequese e liturgia em seus trabalhos, oferecendo subsídios para o uso adequado
dos meios de comunicação e das novas tecnologias em suas ações;
* Zelar pela imagem da Igreja,
oferecendo atendimento adequado à imprensa.
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